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Do Tocós ao Sisal: histórias que (não) aparecem nos livros

Quando os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) abrem seus livros de português, o que veem? Quais histórias estão ali representadas? E — talvez mais importante — quais histórias foram deixadas de fora?

A partir dessas perguntas, o pesquisador Fredson Santos mergulhou nos livros didáticos da EJA para investigar como (ou se) a história e a cultura do Território do Sisal aparecem nesses materiais. O resultado mostra uma ausência significativa das vozes, paisagens e trajetórias do sertão baiano.

🧭 O título do estudo já nos leva a um ponto de partida ancestral: a Sesmaria dos Tocós, uma das primeiras formas de organização territorial da região, cuja memória foi quase apagada — inclusive dos materiais escolares.

📘 O que a pesquisa mostra:

  • A maioria dos textos literários usados nas aulas da EJA são desvinculados do contexto dos alunos, usando narrativas do sul e sudeste do país, ou de autores consagrados que ignoram a realidade sertaneja;

  • O apagamento simbólico da história local contribui para que os alunos não se sintam representados nem valorizados;

  • Mesmo com políticas públicas voltadas para a diversidade, os livros ainda reproduzem uma visão centralizada e distante da vivência no sertão.

“Não se trata de excluir o universal, mas de incluir o local. O sertão tem o que dizer — e os livros deveriam escutar.” — Fredson Santos

✊🏽 A proposta do autor:

  • Produzir e adotar materiais que incluam literatura de cordel, causos, relatos de vaqueiros, cantigas e histórias orais locais;

  • Utilizar a sala de aula como espaço para reconectar os estudantes com suas raízes, saberes e identidade;

  • Ver a educação como ferramenta de pertencimento e autonomia cultural.

📚 Por que essa análise é tão importante?

  • Valoriza a memória territorial como parte do processo pedagógico;

  • Mostra que a educação de jovens e adultos pode e deve ser contextualizada com o lugar onde se vive;

  • Reforça que o Território do Sisal tem história, literatura e cultura para ocupar as páginas dos livros.

📝 Fonte:SANTOS, Fredson. Da sesmaria dos Tocós ao Território do Sisal: uma análise crítico-pedagógica dos textos literários nos livros didáticos da EJA. Artigo apresentado no V Encontro de Práticas Educativas – UNEB, 2016.

📸 Créditos das Imagens: Ilustrações de livros didáticos, fotografias de salas de aula da EJA, representações gráficas da antiga Sesmaria dos Tocós


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